Apresentação

A Bib (Biblioteca) Tinga (Restinga) - Ramal 1 - é sucursal da BPM Josué Guimarães da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas pelo Programa Mais Cultura, possui um acervo aproximado de 7.200 exemplares. Além dos serviços de consulta e empréstimo de obras, organiza programas de incentivo à leitura e formação de leitores através de contação de histórias, produção textual, exposições, encontros e oficinas.
bibtinga@gmail.com

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pais, filhos e livros: mistura boa de amor e cultura


A série de apresentações da Hora do Conto programada pela Biblioteca da Restinga para a edição do Festival de Inverno, abriu no dia 24/07/2013 para alunos e pais da EMEI Florêncio Vurlod Socias. 

 A mediadora de leitura Teka  Barcelos emocionou grandes
 e pequenos com a história do “pintinho diferente” - com base no livro Pepeu o pintinho carijó, de Gerusa Rodrigues Pinto, Ilustrações de Mattos da Silva – Editora Fapi Ltda – Belo Horizonte – MG – Coleção Infantil Encanto e Ternura.
O patinho feio do galinheiro - rejeitado pelos galináceos porque nascera com uma “anomalia”, uma mancha branca na cabeça, Pepeu vive muito triste com o preconceito do grupo, isolado e envergonhado, a despeito do amor dos pais, seu Galo e dona Galinha.
Mas o tempo passa... ele e seus irmãozinhos crescem. Pepeu se transformou agora num lindo galo carijó, o dono do terreiro, coroado com sua crista vermelha feito um rei!

No segundo momento do encontro, Teka aproveitou a presença dos pais – convidados pela direção da Escola para comemorar o “Dia dos Pais” - e fez belas reflexões acerca do papel deles na educação dos filhos, no mundo atual. Disse que “precisamos de energia redobrada na rotina da família com a mulher inserida no mercado de trabalho... torna-se mais necessária a presença do pai...estamos vivendo uma mudança de costumes e valores e é fundamental que o amor seja incondicional.  
   A família é o primeiro grupo para a criança e o adolescente, o modelo estruturante da   sua formação cognitiva, psíquica e afetiva. O pai deve ser alegre, bem humorado, amigo do peito, que às vezes é frágil como qualquer ser humano, mas ama seus filhos acima de tudo.


Pais, alunos, escola e biblioteca, estamos todos de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário