Apresentação

A Bib (Biblioteca) Tinga (Restinga) - Ramal 1 - é sucursal da BPM Josué Guimarães da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas pelo Programa Mais Cultura, possui um acervo aproximado de 7.200 exemplares. Além dos serviços de consulta e empréstimo de obras, organiza programas de incentivo à leitura e formação de leitores através de contação de histórias, produção textual, exposições, encontros e oficinas.
bibtinga@gmail.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Flor africana Obax fecha com chave de ouro festival de inverno da biblioteca da Restinga

OBAX (Brinque-Book, 2010)
Texto e ilustrações de André Neves
Contação de Teka Barcellos para crianças da Creche Arco-Íris I, dia 31 de Julho.
O livro narra a história fantástica da pequena aldeã Obax (flor) e do seu amigo Nafisa (pedra preciosa), elefante que havia se perdido da manada e vivia sozinho na savana.
Ela adorava contar histórias - e como era imaginativa! Certa vez, contou aos amigos que vira cair do céu uma chuva de flores. Todos acharam um despropósito da menina a tal de chuva de flores justo no deserto onde nem chuva de água cai... É que Obax era muito imaginativa, criava mundos paralelos que iam além da compreensão simples do povo da aldeia... Onde já se viu chuva de flores onde nem água existia?
Incompreendida e triste, saiu pelo mundo à procura da chuva de flores, acompanhada pelo amigo elefante. Cruzaram florestas, desertos, savanas, montanhas e vales, deram a volta ao mundo e nem sinal da tal chuva de flores. Será que ela existe mesmo?
Lá pelas tantas encontram uma baobá gigante, de tronco grosso, forte e rugoso. Diz a lenda que aquele que se recosta nesta árvore sagrada, encontra repouso e sonha com muitas histórias, até com histórias de chuva de flores...

 Contação de história era uma função sagrada na antiguidade, quando não havia livros e a memória ancestral era transmitida assim, através da história oral, de uma geração a outra.
 As ilustrações do livro são de uma beleza plástica impressionante:
Capa o título OBAX em letras grandes, vermelhas e brilhantes, dando-nos a ilusão ótica de um alto relevo. 
No meio da capa - a figura de uma pequena menina, próxima a uma pedra muito importante que esconde um segredo, revelado aos que lerem o livro.  
Os desertos e savanas são tingidos de laranja e vermelho evocando o sol e as cores prediletas dos africanos.
André Neves explica que a história é um texto de ficção, ambientado na África, 
 não é um reconto. Para escrevê-lo,o autor fez  pesquisas sobre os costumes,  as manifestações artísticas,   vestimentas, as artes dos  grupos étnicos espalhados  pela Nigéria, Costa do Marfim, Senegal, Mauritânia e Mali. Sua atenção  se voltou para  as mulheres das tribos, surgindo daí a história de uma  menina africana. 
Um dos cinco livros brasileiros selecionados para constar no catálogoWhite Ravens” (2011) da biblioteca infanto-juvenil de Munique.

Sem comentários:

Enviar um comentário