Apresentação

A Bib (Biblioteca) Tinga (Restinga) - Ramal 1 - é sucursal da BPM Josué Guimarães da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas pelo Programa Mais Cultura, possui um acervo aproximado de 7.200 exemplares. Além dos serviços de consulta e empréstimo de obras, organiza programas de incentivo à leitura e formação de leitores através de contação de histórias, produção textual, exposições, encontros e oficinas.
bibtinga@gmail.com

Quem foi Josué Guimarães

O escritor Josué Guimarães (1921-1986), gaúcho de São Jerônimo, foi uma das figuras mais atuantes no jornalismo no Rio Grande do Sul do século XX. Foi repórter, editor, correspondente internacional, ilustrador e colunista em jornais influentes como o Diário de Notícias, A Hora, Folha da Tarde, Zero Hora e Folha de São Paulo.
Na literatura, que descobriu apenas no fim dos anos 60, Josué compôs um fiel retrato da sociedade da qual foi observador implacável, através de livros como Camilo Mortágua, Tambores Silenciosos, Dona Anja e da trilogia inacabada A Ferro e Fogo. Suas histórias com magistral simplicidade foram responsáveis pelo despertar para a leitura em várias gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário