Apresentação

A Bib (Biblioteca) Tinga (Restinga) - Ramal 1 - é sucursal da BPM Josué Guimarães da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas pelo Programa Mais Cultura, possui um acervo aproximado de 7.200 exemplares. Além dos serviços de consulta e empréstimo de obras, organiza programas de incentivo à leitura e formação de leitores através de contação de histórias, produção textual, exposições, encontros e oficinas.
bibtinga@gmail.com

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Feira do Livro na Restinga?

Marina Junqueira, Ananda, Daiana, Gabriel e Thiago são estudantes do 3º ano (ensino médio) da Escola Estadual de Ensino Médio Raul Pilla. São jovens na faixa dos 16 a 18 anos com as inquietudes e o idealismo próprios da idade.  
Preocupados com a inexistência de espaços culturais no bairro, a exclusão social da juventude, o não acesso da população aos bens culturais etc., tiveram a brilhante ideia de distribuir livros através do que denominaram Ação social para formação de novos leitores na Comunidade.
Procuraram o apoio da Biblioteca Josué GuimarãesRamal 1 Restingaque prontamente reconheceu o mérito da iniciativa e doou mais de 600 volumes, entre didáticos, literatura adulta e infanto-juvenil e revistas. Arrecadaram mais 650 livros com a EEEM. Raul Pilla e com moradores anônimos da Restinga e pronto! estava montada a muvuca, ou melhor, a Ação Social, que contou ainda com o apoio do CARRestinga e da EMEI Florência Vurlod Sociais.
 
Além de servir de ensaio e motivação para a tradicional Feira do Livro - que só acontece em Novembro, no centro de Porto Alegre - a Feira do Livro da Restinga mostrou a viabilidade técnica de realizarem-se feiras regionais descentralizadas, nos principais bairros da cidade, durante o ano inteiro.
Marina Junqueira e Daiana Reidel estrearam como mediadoras de leitura focando livros infanto-juvenis do acervo permanente da Biblioteca Ramal 1. Brilharam as novas contadoras de histórias como se já fossem veteranas...

O público adorou a iniciativa, comparecendo e prestigiando o Evento que, ao final, distribuiu 925 obras literárias.
Parabéns aos jovens promotores!  
 Data: 29/08/2013
Horários: das 10h às 12h  e das 13h às 17h.
Local: Sala Mário Quintana do CAR - Restinga (Rua Antônio Rocha  Meirelles Leite, 50 – Restinga Nova)

Sem comentários:

Enviar um comentário